Paper sobre platão
O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância do estudo da filosofia como uma reflexão sobre o conhecimento das verdades essenciais que determinam a realidade.
Platão foi o primeiro filósofo a refletir sobre os principais aspectos da filosofia e reuni-los em um sistema coerente. Suas obras são claras e agradáveis.
Para Platão, a filosofia tem um fim prático, moral, é um conhecimento que resolve os problemas da vida, ou seja, a filosofia é a resposta ao problema da injustiça, a qual é uma doença da alma e, ao mesmo tempo, de toda a sociedade.
Um dos aspectos mais esclarecedores do pensamento de Platão é a sua teoria das ideias a qual representa a tentativa de conciliar duas correntes filosóficas: a concepção do ser eterno e imutável de Parmênides e a teoria heraclitiana do ser plural, sempre em transformação.
Portanto, o mundo esta dividido entre a ideia e a matéria, o sensível e o inteligível. Para Platão o mundo sensível, ou seja, o mundo material não deixa de ser real, mas tem a realidade de uma aparência. Já o mundo das ideias imutáveis não comporta erro, é o mundo da perfeição, do ser, onde estão a ordem e a verdade fundamentos da justiça da vida individual e coletiva.
Podemos resumir a filosofia de Platão como fundamentalmente um idealismo ou, ainda um realismo de essências.
A dialética é uma operação que se completa a partir de duas tarefas, a superação da contradição entre as aparências, em direção à identidade de uma essência. Ela não seduz, não impõe, ela apela à razão e submete o sentimento e a crença ao entendimento.
Assim sendo ao término desse trabalho podemos perceber que Platão preocupou-se com o conhecimento das verdades essenciais que determinam à realidade, onde estabeleceu os princípios éticos que norteiam o mundo social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FALABRETTI, Ericson. OLIVEIRA, Jelson. Filosofia: O Livro das Perguntas. _Curitiba; IESDE Brasil S. A.,