Paper PRU
Desafios de uma economia de rápida urbanização
1 Resumo
Cidades compactas com densidade relativamente elevada e com separação vias pedestres/habitação foram propostas como solução para o planeamento urbano sustentável. No entanto, devido às elevadas densidades populacionais da China a criação de cidades compactas levanta questões sobretudo culturais e sociais.
O objectivo deste trabalho passa por uma avaliação da relação custo/benefício na perspectiva ambiental, focando-se sobretudo nas acessibilidades da cidade, assim como, na infra-estruturação, transportes públicos, consumos energéticos e externalidades ambientais.
No contexto Chinês a criação de cidades compactas afigura-se como inevitável no futuro, contudo,
serão
necessários
mais
estudos
abordando
mais
pormenorizadamente as relações sociais/culturais das populações e a qualidade de vida das pessoas na cidade.
Um outro aspecto a ter em conta é sem dúvida a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas nas cidades. Por outro lado essa melhoria depende muito da sociedade e cultura onde estão inseridos.
Para um Chinês a qualidade de vida na cidade passa por existirem multidões a deslocarem-se na cidade e muito ruído.
Palavras-chave: Urbanização, Cidade compacta, Infra-estruturação, China.
1
2 Introdução
Até ao final dos anos 80 preponderava uma visão de busca do desenvolvimento económico a qualquer custo, independentemente dos impactos que causa-se ao ambiente e à qualidade de vida das populações, e do consumo que fizesse dos recursos naturais. Essa política levou a um elevado fluxo migratório para os centros urbanos maiores, sem que estes estivessem devidamente preparados. As consequências ambientais foram nefastas, com o aumento da poluição industrial e doméstica, e os resíduos, contaminando as zonas ribeirinhas e costeiras (Magalhães,
1998).
As cidades estão vistas para ser sustentáveis se, nas palavras da comissão do mundo
para