Paper Os Clubes De Accionistas Como Dinamizadores Da Comunica O Com Os Investidores Particulares

4625 palavras 19 páginas
Os clubes de accionistas como dinamizadores da comunicação com os investidores particulares
José de Lemos Quintela
INP – Instituto Superior de Novas Profissões

Este trabalho tem como objectivo analisar os clubes/círculos de accionistas, programas específicos que visam a fidelização de accionistas singulares, enquanto dinamizadores da comunicação com os investidores particulares e como geradores de confiança e de transparência das empresas cotadas.
Os clubes de accionistas remontam ao início dos anos 90 e apesar de terem mais de uma década, são ainda pouco divulgados. Têm expressão sobretudo em França e traduzem uma evolução do Governo das Sociedades que concretiza a vontade das empresas em melhorarem a comunicação com o accionista individual, no sentido de o fidelizarem. Em Portugal, o primeiro círculo de accionistas foi implementado apenas em 2008.
Para o efeito as empresas desenvolvem um conjunto de acções que valorizam o status do accionista no seio da organização, proporcionando-lhes um conjunto de condições especiais.
Os diferentes clubes/círculos de accionistas são analisados em função dos conceitos, formas de funcionamento e tipologias adoptados.
Os clubes de accionistas/círculos de accionistas apresentam-se hoje como um instrumento importante de proximidade com o accionista e como veículo de restauração da confiança.

Palavras-chave: Comunicação, Comunicação Financeira, Governo das Sociedades, Transparência

1. Introdução
A crise que atravessamos e que teve como epicentro o crédito de alto risco dos EUA, o designado subprime, veio trazer um conjunto de novas questões e a voltar a colocar de novo em cima da mesa outras relacionadas com o governo das sociedades, a supervisão, a protecção e a educação financeira do investidor, com especial enfoque no investidor particular.
Por Governo da Sociedade, Alves Monteiro (20005:29) considera que «genericamente envolve o conjunto de mecanismos através dos quais se

Relacionados

  • Marketing
    107050 palavras | 429 páginas