Paper orçamento
Pedro Roberto da Cunha
Professor: Carlo Enrico Bressiani
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD-1701) – Orçamento Empresarial
RESUMO
O presente trabalho propõe a ampliação do processo orçamentário, buscando torná-lo um instrumento de condução e um meio eficiente de atingir os objetivos de vendas. Em termos específicos, esta pesquisa representa um esforço a mais no sentido de elucidar a problemática do orçamento. Por outro lado, representa, também, um avanço no sentido de apresentar as principais deficiências e limitações atribuídas aos métodos orçamentários, os quais são utilizados como instrumentos de implementação, avaliação e controle do planejamento estratégico. Com isso, adquire-se suporte necessário para propor o aprimoramento ao processo orçamentário, auxiliando os gestores a concentrar esforços em medidas-chave para a organização
Palavra chave: Planejamento, orçamento e vendas.
1 INTRODUÇÃO
Dentro do contexto atual, as organizações enfrentam um ambiente turbulento e de muitas mudanças. Para sobreviver e prosperar nesse ambiente, as organizações, necessitam utilizar medidas de desempenho; sejam elas, sistemáticas, minuciosas, diárias ou superficiais. Essas medidas de desempenho representam importantes instrumentos na tomada de decisões da organização.
Há várias razões pelas quais é importante utilizar medidas de desempenho, embora, essas medidas sejam de extrema utilidade dentro da organização, há algumas questões a respeito delas tais como, medir o que é importante, poder comparar variáveis com as mesmas características (laranjas com laranjas), bem como, comparar planejado com realizado. Tradicionalmente, as medidas financeiras como, receita, custos, lucro são predominantes nos sistemas de gestão. No entanto, apesar de serem mais precisas essas medidas apresentam algumas limitações.
Tipicamente, um sistema