Paper Jocelia 2
Jocelia Pereira Anjos
Orientador: Willians Fabricio Cordeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo Segurança do Trabalho - Turma (SEG- 0194) 04/12/2014
RESUMO
Nr35 busca mostrar a importância de proteger os trabalhadores dos riscos de se trabalhar em altura, na prevenção dos riscos de queda e complexidade destas tarefas, tomarem medidas complementares e inerentes a estas atividades. Esta norma foca na gestão da saúde e segurança dos trabalhadores em altura de forma mais genérica e abrangente, a fim de permitir que o trabalhador assuma sua responsabilidade e conscientização, onde esteja sempre atento a riscos no ambiente de trabalho, assumir ações preventivas que visem a eliminar irregularidades sempre com segurança.
Palavras-chaves: Nr 35, Trabalho em altura, Prevenção.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a norma regulamentadora Nr 35 trabalho em altura, bem como requisitos de proteção para tal trabalho, riscos envolvidos normas e legislação, técnicas empregadas, tempo de exposição, a fim de prevenir acidentes ou doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se devem a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas. Trabalho em altura e toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda capaz de causar lesão ao trabalhador, deverão ser tomadas às medidas preventivas cabíveis: Todas as atividades com risco para os trabalhadores devem ser precedidas de análise prévia e o trabalhador deve ser informado sobre estes riscos e sobre as medidas de proteção implantadas pela empresa, conforme estabelece a NR 1. Independente do que estabelece a NR 35 às atividades desenvolvidas em altura igual ou inferior a 2,0 m que ofereçam risco ao