Paper Egito Antigo
Gislaine Cardoso Durski
Prof.ª Raquel de Queiroz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História – Turma: HID 0257
22/11/13
RESUMO
Este estudo foi realizado para se ter um pouco mais de conhecimento sobre o Antigo Egito, que é uma das primeiras civilizações a sujir no planeta. Esta civilização se desenvolveu as margens do rio Nilo e aprendeu a domar suas águas de maneira a tirar o máximo de proveito para o plantiu, desenvolvel a agricultura de maneira eficas e domesticou os primeiros animais, assim pode ser criado os primeiros povoados que deixaram de ser nomades e posteriormente sugir o Egito.
O Egito também é conhecidos pela sua arquitetura, sua organização de mão de obra fez com que este povo construisse barragens, pirâmides, fortes, enfim, gigantescos monumentos e sem auxilio de muitas tecnologias, e que ainda resistem a ação do tempo até os dias atuais.
Através deste estudo ainda debateremos sobre alguns dos feitos egípcios, apenas os mais importantes e que deixaram as maiores marcas (ou as que puderam ser encontradas), infelizmente muita da história do Egito foi roubada através dos anos e ainda perdida junto com o incêndio da Biblioteca de Alexandria .
Palavras-chave: Egito; Arquitetura; Civilização.
1. INTRODUÇÃO
Falar do Egito Antigo de maneira resumida é algo difícil, pois são mais de três mil anos de história se começarmos a contar a partir da unificação do Alto e Baixo Egito, se começarmos a contar desde a época pré-dinástica e proto-dinático podemos somar mais mil e trezentos anos.
Os historiadores dividem a história do Egito de duas maneiras, baseando-se em dois critérios. A primeira divisão é a mais habitual dividida em três períodos principais, denominados “impérios”, que correspondem a épocas de prosperidade, intercalados por três períodos de decadência social, cultural e política, conhecidas como “períodos intercalados”. O segundo fundamenta-se no sistema de Manetão, que foi um sacerdote egípcio do