Paper de Sociedade e Meio Ambiente
Marcelo Menezes Pereira
Prof. Edson Baxinski
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Gestão Comercial (GCO 0064) – Prática do módulo III
23/11/2013
RESUMO
Uma sociedade humana pode ser definida como um grupo de pessoas unidas por um conjunto de traços semelhantes, como por exemplo, traços culturais e étnicos. Ou seja, cada sociedade possui suas tradições, costumes e diversos outros fatores que a caracterizam e determinam. Este trabalho tem a finalidade de mostrar através de uma pesquisa histórica a evolução da sociedade brasileira, destacando a relação entre os índios, negros e europeus que constituem o tripé da cultura Afro-brasileira.
Palavras-chave: Sociedade brasileira, Meio Ambiente, Afrodescendente.
1 INTRODUÇÃO
Estaremos descrevendo situações e acontecimentos históricos a partir do descobrimento do Brasil em 1500 pelos portugueses, momento em que basicamente inicia-se a formação da típica sociedade brasileira, que nada mais é, do que a mistura de povos, culturas e características de três continentes distintos: América, África e Europa. Essa mistura de povos rendeu uma diversificação cultural riquíssima e que viria a ser incrementada por outra leva de imigrantes italianos, espanhóis, alemães e logo mais, os árabes, sírios, libaneses e asiáticos. O trabalho terá seu foco nas três principais etnias formadoras da sociedade brasileira, os índios, os africanos e os europeus.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ÍNDIOS Em 22 de abril de 1500, a frota de Cabral vislumbrou um grande “monte” que viria a ser batizado de ilha de Vera Cruz. Conta-se que o primeiro contato com os nativos deu-se logo no dia seguinte à chegada, amistosos, de acordo com a classificação dos portugueses, porém somente no ano seguinte, os portugueses realizaram uma nova viajem a Ilha de Vera Cruz, para que fosse realizado um inventário do potencial econômico da região, que após ser analisado não gerou interesse suficiente da