paper de hdpj sobre santo tomás
1665 palavras
7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ – CESUPAINSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – ICJ
MATHEUS FRANCO PINTO LOPES
CAPÍTULO III: A DOUTRINA DO DIREITO DE SÃO TOMÁS
“Paper” referente ao capítulo IV da formação do pensamento jurídico moderno de Michel Villey, onde é abordada a doutrina do direito de são Tomás de aquino. Turma: DI1TB. Disciplina: HDPJ Prof. Me. Ricardo Evandro S. Martins.
Belém-PA
2015
INTRODUÇÃO
São Tomás de aquino, grande acadêmico e teólogo, desde a infância teve grande inclinação de suas família para seguir os passos da religião mas por influência de um conflito militar religioso voltou-se à vida acadêmica, onde, em meio aos estudos veio a ter seus primeiros contatos com as obras filosóficas de Aristóteles e futuramente tomara por base tais conceitos para a construção de sua filosofia teológica. Dentre suas mais diversas obras e contribuições para o conhecimento do pensamento ocidental posterior, destaca-se a sua influência no direito moderno.
Foi na vida religiosa dominicana que São Tomás de Aquino encontrou a base para seu pensamento filosófico-teológico, pois aí encontrou incentivo e foi guiado para percorrer os caminhos em busca da verdade, apoiados nos “pagãos” (filósofos) e nos “santos” (padres). Ao analisarmos as obras desse famoso teólogo, é imprescindível considerar que grande parte da doutrina desenvolvida pelo mesmo acerca do direito tem como base fundamental a filosofia de Aristóteles.
Como bem observa Michel Villey, o gênio de Santo Tomás consiste, antes e acima de tudo, em superar e integrar, em uma visão integral do Mundo, a sabedoria cristã e a sabedoria pagã, que não são incompatíveis, posto que ambas, a Revelação e a mais elevada Filosofia alcançada pela cultura pagã, emanam da mesma fonte divina. O Santo Doutor fez o mesmo, ainda, com o pensamento romano, particularmente no que diz respeito à Jurisprudência, e com o pensamento árabe e hebraico. Na prática, pode-se dizer que o mesmo atribuiu uma