Paper Corrida Do Ouro Em Peixoto De Azevedo MT
AZEVEDO-MT
Leandro Amaral
Prof. Orientadora: Aline Denardi Antoniassi
Centro Universitario Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 0322) - Prática do Módulo I
21-11-2014
RESUMO
O ano do Ouro foi 1979 e a notícia de que neste solo vermelho e amarelo fora descoberto o Ouro, logo ultrapassou as fronteiras do centro-oeste. Pessoas do norte, nordeste e de outros cantos foram contagiadas com a chama da busca do tesouro. E assim nasceu o garimpo. A cidade está localizada no norte do Estado - Região Sul da Bacia Amazônica, na Amazônia Legal, tem rios, matas, reservas indígenas e uma diversidade de riquezas e de pessoas que se misturam na construção da história dos municípios. E foi a notícia do Ouro que trouxe muita gente para estas terras. A cidade nasceu com a “corrida do ouro”. A extração teve seu ciclo e hoje apesar do Ouro ainda existir sua atividade é bem menor. A natureza nos ensina que nem todo recurso é renovável e sabemos o quanto a garimpo causa um impacto negativo e não foi diferente nessa cidade. Os recursos retirados não foram aplicados na cidade que sofre para manter sua economia estável.
Palavras-chave: Ouro. Peixoto de Azevedo. Meio ambiente.
1
INTRODUÇAO
O presente paper trata de uma pesquisa documental sobre a corrida do ouro em
Peixoto de Azevedo, município localizado no Estado de Mato Grosso que tem sua fatia amazônica. A cidade nasceu com a corrida do ouro na década de 70.
A extração teve seu ciclo e hoje apesar do Ouro ainda existir sua atividade é bem menor.
O ouro, longe do que era na década de 80, ainda responde com uma parcela significativa no giro financeiro da cidade. A cada ano aumenta a área cultivada e o número de pessoas que passam a investir no campo. A pecuária também tem participação importante no contexto econômico peixotense. O comércio peixotense também passou por um momento de adaptação. Hoje o comércio local é composto por centenas de estabelecimentos que