Paper civilização hebraica
Nome:Thierry s
Prof: Ivo Guindani
Centro Universitário Leonardo da Vinci_ UNIASSELVI
Licenciatura/ História (HID 0132) Prática
Data: 09/05/2011
RESUMO
Os hebreus são um grupo que tem sua origem linguística na Mesopotâmia, o hebraico falado por eles era uma língua semita, sua história é narrada sem precisão científica no Velho Testamento, um dos livros que compõem a Bíblia. Quando os hebreus se estabeleceram na Palestina, sua organização social baseava-se em um sistema comunitário, sem forma definida de governo, os líderes surgiam apenas em momento de maior necessidade, como durante as guerras. Na falta de uma centralização política e administrativa, cabia a um conselho de anciões, liderados por um juiz, orientar e aconselhar a população em questões específicas. Os juízes eram chefes militares com autoridade religiosa. Na tentativa de unificar as tribos hebraicas, eles passaram a difundir entre a população a idéia de que os hebreus eram um povo único, escolhido por Deus em meio a tantos outros, nasce o judaísmo, religião monoteísta que se tornaria a base de outras crenças monoteístas surgidas mais parde, como o cristianismo e o islamismo.
Palavras-chave: Bíblia Sagrada, Deus, Judaísmo.
1. INTRODUÇÃO Antepassados do povo Judeu, os Hebreus têm uma história marcada por migrações e pelo monoteísmo, foram o primeiro povo realmente monoteísta da história, e o culto a Iavé foi o elemento que unificou os hebreus contra os inimigos externos.
Os hebreus têm sua origem semita que recebe posteriormente a denominação de judeu. Liderados pelo patriarca Abraão, os pastores hebreus migram da Mesopotâmia para a terra de Canaã, na Palestina. Em 1800 a.C., chefiados por Jacó, saem de Canaã e vão para o Egito, onde são escravizados. Entre 1220 a.C. e 1180 a.C., voltam a Canaã em busca de um território guiados pelo patriarca Moisés, no episódio bíblico conhecido como Êxodo. De 1200 a.C. a 1010 a.C., as 12 tribos organizam-se numa