Paper Aline Garcia
Dayane Matos de Jesus
Mauricio de Liz Mariano
Prof.º Antônio Godinho Júnior
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD) – Prática Módulo I
Nov/2014
RESUMO
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de colaboradores de uma empresa, é a área que tem a função de humanizar as empresas. O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas têm entendido que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas originando resultados positivos para as empresas. Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.
Palavras-chave: Participação. Capacitação. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
As organizações do trabalho, ao longo dos tempos, estão evoluindo quanto ao valor empregado ao seu pessoal. Antes eram considerados apenas como recursos, ao lado de tantos outros que fazem parte das organizações, dessa forma eram vistos como indiferentes. Atualmente a realidade não é a mesma. Todas as mudanças sofridas pelas empresas levam a uma única direção: o reconhecimento do ser humano.
O ponto central da área de Gestão de Pessoas é a noção de que a valorização das pessoas é uma questão estratégica para o sucesso das empresas na modernidade.
A gestão de pessoas dentro de uma organização procura gerenciar e orientar as relações humanas no trabalho e nesse intuito possui diversas atribuições, todas voltadas para a relevância do fator humano, visto ser este o maior capital das organizações. De nada adianta dispor de todos os recursos materiais e financeiros, se as pessoas que os utilizam não estão adequadamente preparadas, com condições de produzir o que a