PAPER 4 RH2
Referências:
BOHLANDER, G.; SNELL, S.; SHERMAN, A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos.2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003. 331p. Titulo original: A framework for human resource management. ISBN: 85-87918-27-3 - 978-85-87918-27-7.
MILKOVICH, George T.; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
SILVA, G.A.V da; BASQUES, P.V.; FACCO, F.C. Conectando recursos humanos e estratégia: em busca de indicadores de resultados na gestão de pessoas. Revista de Gestão USP, São Paulo, v.13, n.3, p. 87-100, jul/set 2006.
1. Introdução
As empresas encontram problemas emdestinguir se os resultados da organização são inerentes à gestão de pessoas ou às atitudes de estratégia adaptadas pela empresa. A gestão de RH possui diversos indicadores que identificam determinadas necessidades, mas desconsidera outrosíndices que poderiam validar a conexão entre a açãodo RH e as estratégias empresariais.
Tendo em vista a falta de candidatos qualificados a preencher as vagas das empresas, as organizações sentiram a necessidade de um planejamento de RH para estabelecer um esquema para admissão de funcionários. O Planejamento de Recursos Humanosfaz provisões para admissão, demissão, promoções e transferências de pessoas. Sendo uma ferramenta que serve como ponto de partida para o gerenciamento de RH.
Os funcionários são cada vez mais fundamentais na busca de vantagem competitiva, tendo em vista essa necessidade,levou à criação do planejamento estratégico de recursos humanos (PERH). Assim o RH se torna de fato parceiro estratégico da organização.
O PERH estabelece planos para melhoria da qualidade da gestão de Recursos Humanos, sempre em alinhamento com as estratégias da Organização. Analisa e avalia a estrutura gerencial e os recursos humanos, visando dimensioná-los