Papel do tecnico de segurança
Desde as primeiras civilizações o homem sempre buscou a realização de atividades, instrumentos e maquinários que o ajudassem na realização de suas tarefas individuais e coletivas, ainda que de maneira rudimentar.
Como inicio da revolução industrial iniciou-se um processo de crescimento elevado por processos de produção e consequentemente o surgimento de grandes corporações com grande demanda por trabalhadores, no entanto aqueles trabalhadores eram tidos como máquinas, que deveriam produzir o máximo possível, sem levar em considerações as condições ambientais de trabalho, de segurança e de qualidade de vida.
Com o passar dos anos, as organizações passaram por intensas transformações, envolvendo a reestruturação dos processos produtivos e um reexame cuidadoso dos tradicionais modelos de gestão, visto que as entidades governamentais, a sociedade civil e as exigências mercadológicas fizeram com que as organizações mudassem seu modelo de atuação visando reverter o quadro antes marcado por acidentes e doenças ao trabalho, multas do poder publico e grandes indenizações exigidas pelos trabalhadores penalizados.
Nessa nova postura adotada pelas organizações, a segurança do trabalho passou a ser considerada como uma das prioridades das organizações no sentido de agregar valor aos recursos humanos, evitar a prejuízos financeiros, construir uma melhor imagem diante da sociedade e consequentemente alcançar o sucesso organizacional.
Objetivo
Este trabalho pretende mostrar a importância da segurança do trabalho, e como sua atuação contribui para promoção da qualidade de vida, um ambiente de trabalho propicio a atividade laboral, valorização dos recursos humanos, e a concretização do sucesso organizacional.
Segurança do Trabalho
Segundo a OHSAS 18.00l, o termo “segurança” representa um estado de aceitabilidade dos riscos por parte da organização, Governo e demais partes interessadas. A organização não pode conviver com cenários