Papel do Professor na relação educativa
2º ANO
NOITE
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
BENGUELA, MAIO DE 2012
LICENCIATURA EM: ENSINO DO PORTUGUÊS E LÍnguas Nacionais
2º ANO
NOITE
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ELABORADO POR: José Salambinga da Conceição Glória
PMS Nº 30576
Introdução
A relação educativa é estabelecida entre educador e educando ou entre os educando, que implica a aprendizagem de conteúdos que efectua num encontro que pressupõe uma escuta e uma fala.
O trabalho docente carrega consigo a marca de relação, daí que há importância significativa das interações dos vinculas afectivos entre os agentes do processo de ensino.
Visto tratar-se de seres humanos ligados a influencia social, mesmo entre professores e crianças ou jovens (alunos), é de salientar a existência de tendências ligadas aos complexos de inferioridade e superioridade capazes de influenciar positiva e negativamente na relação educativa.
Influências que dificultam a relação educativa
Na sociedade angolana marcada pela desigualdade social, torna-se cada vez mais complexa a relação saudável entre docentes e educadores. Segundo Telles, 1999:21, citado por Maria Gomes em educação de jovens e adultos, Pág. 2 diz que “levando em conta o pesado legado de uma longa tradição autoritária, excludente e os novos dilemas postos pela transformação em curso no mundo contemporâneo... o que inquieta é a erosão da própria noção de direitos, uma vez que mais do que a destituição de direitos e garantias sociais trata-se do encolhimento das possibilidades de sua enunciação”. Desse modo, é bem patente a tendência dos educando e até mesmo professores de criarem espírito de poder e domínio sobre os demais.
O complexo de inferioridade por parte de alguns alunos sobe como um desafio e bloqueio a sua