PEC memoria
Engenharia Civil
MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA
DO PROJECTO DE ESTRUTURA
DE BETÃO ARMADO
Coimbra, Junho 2010
ÍNDICE
ÍNDICES DE ANEXOS
ÍNDICES DE PEÇAS DESENHADAS
1. INTRODUÇÃO
A presente memória descritiva e justificativa, refere-se ao projecto de estabilidade e cálculos de betão armado de um projecto de arquitectura entregues pelos professores de Projecto de Estruturas Correntes. Pretende-se caracterizar os aspectos essenciais do projecto, enumerando as suas particularidades e métodos usados na abordagem das diversas questões de cálculo.
Trata-se de um edifício de habitação multifamiliar a construir em Pombal, com estrutura em betão armado. O edifício é constituído por 3 pisos, que se destinam à habitação. Trata-se de um edifício com uma área de implantação aproximada de 194,1 m2. O pé direito de cada piso é de 3,0m, excepto no 1º piso que é 3,5m.
Durante a execução do projecto foi utilizado um programa de cálculo, FTOOL.
2. TIPOLOGIA ESTRUTURAL
Na elaboração do presente projecto, foram considerados os condicionamentos impostos pela solução arquitectónica adoptada, no entanto estes condicionalismos foram poucos uma vez que a informação do projecto de arquitectura pouca informação fornecia, por exemplo nem se conheciam as divisões, nem fachadas.
A estrutura resistente adoptada, como já foi mencionado, é em betão armado, a qual é composta por um sistema de pilares, vigas, lajes maciças de betão armado e sapatas. O seu funcionamento é feito de modo a que as vigas e os pilares suportem os esforços produzidos pelas lajes de betão armado, as quais por sua vez transmitem aos pilares os esforços por si produzidos.
Os pilares, recebendo toda a carga atrás descrita, transmitem estes esforços ao terreno através dos seus elementos de suporte da base que são as sapatas, ou seja fundações do tipo directo, visto não haver