Papel do frofissional de farmacia nos dias de hoje
2240 palavras
9 páginas
Biologia e Controle da Escabiose Sarcoptidae - scabiei
Introdução
A escabiose foi uma das primeiras doenças humanas que teve sua causa conhecida; é uma doença contagiosa humana e de outros animais. Existem várias espécies de Acari responsáveis por sarnas animais, pertencente a diferentes famílias. Já no homem apenas uma espécie – Sarcoptes scabiei – provoca tal lesão, conhecida como sarna sarcóptica ou escabiose. Antigamente, essa sarna era muito comum entre a população; posteriormente, com o advento de medicamentos mais eficazes e higiene mais apropriada, ela tornou-se rara. Entretanto, a partir da década 70, elevou-se o número de pessoas apresentando esse parasito. Parece que as principais razões foram o aumento da população, facilitando o maior contato em ambientes coletivos (ônibus, por exemplo), promiscuidade sexual e mudança no comportamento humano em geral.
Na subordem Sarcoptiformes encontramos algumas espécies do Acari muito importante na parasitologia humana e veterinária. Caraterizam-se por possuírem cutícula delgada sem estigmas respiratórios; qulíceras em geral em forma de tesoura, com fortes chelae; palpos simples; macho normalmente com ventosas copuladoras. As famílias mais importantes são;
- Sarcoptidae, com a espécie Sarcoptes, agente da sarna;
- Pyroglyphidae, com a espécie Demartophagoides farinae, responsável por manifestações alérgicas do aparelho respiratório.
Morfologia
Possui o corpo globoso, medindo cerca de 400microgramas de comprimento por 300 microgramas de largura; pernas curtas, sem garras. A cutícula é marcada por estrias finas, frequentemente interrompidas por áreas com cerdas finas e flexíveis, espinhos curtos e robustos e escamas de forma triangular que são características do gênero.
Sarcoptidae
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Acari
Subordem: Sarcoptidae; Pyroglyphidae
Gênero: Sarcoptes
Espécie: Sarcoptes scabiei