papel do enfermeiro na promoção e prevenção das doenças cardiovasculares
RESUMO
Este estudo foi proposto com o objetivo de demonstrar de que forma o enfermeiro pode atuar e intervir, a fim de, prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, bem como promover a saúde dos seus pacientes. Pretende-se através deste estudo, apresentar o conceito de promoção à saúde e prevenção de doenças, evidenciando a relação entre eles e diferenciando-os. Além de, definir e conceituar a doença cardiovascular e suas complicações. A fim de responder as questões propostas neste trabalho, foi realizada uma pesquisa utilizando a metodologia bibliográfica com abordagem qualitativa de natureza exploratória.
Evidenciou-se no decorrer deste estudo que a relação da ocorrência da doença cardiovascular a cada dia mais tem aumentado.
Este estudo é de grande importância, cabendo-lhe o papel de enfermeiro e interventor nas condições de saúde deste grupo através de métodos e técnicas de rastreamento e monitoramento da saúde dos trabalhadores, inseridos neste cenário, bem como, a adoção de medidas preventivas e intervenções a fim de, tratar os indivíduos já acometidos por este agravo.
INTRODUÇÃO
As condições de saúde e qualidade de vida têm melhorado de forma contínua e sustentada no último século. Estudos de diferentes autores e os relatórios sobre a saúde mundial e da região das Américas são conclusivos a respeito. No Brasil, em 1980 a população com 60 anos ou mais representava 6,3% da população geral, número que em 2025 se aproximará dos 14%, representando uma das maiores populações idosas do mundo. O aumento da expectativa de vida é um dos indícios de melhora da qualidade da saúde geral da população.
Nos dias atuais, o conceito de saúde engloba ações no que diz respeito à promoção da saúde, prevenção das doenças e seu tratamento.
Promoção, modernamente, significa apropriar-se da importância dos