Professor
A Globalização é um processo de integração econômica que vem se intensificando nos dias atuais e estando ainda em formação. A globalização surgiu como algo que tenta satisfazer a necessidade capitalista de acumular bens de uma forma global (já que o comércio interno encontrava-se saturado), envolvendo a relação entre quem comanda: Países desenvolvidos ou Centros (como os Estados Unidos, Japão etc.) e quem obedece: as periferias (como o Brasil, Argentina, Índia etc.). Para que a integração econômica ocorra, precisa de outras relações como a integração cultural. A integração cultural é necessária, pois ela molda a cabeça das pessoas de outros países a ficarem condicionadas a comprarem determinados produtos vindos de fora. A globalização também leva em consideração aspectos políticos e sociais.
Muitos afirmam que a globalização em si tenha surgido na época do período das grandes navegações (período onde se intensificou o comércio marítimo de especiarias com outros países). Outros pensam que foi no imperialismo (momento em que a Europa retalhou os pedaços da terra que ainda não tinha dividido), mas é na era da internet com o aumento das informações e as facilidades nos diversos meios de transportes que impulsionaram o comércio intensificando a globalização.
Exemplos:
-A rede de restaurantes McDonald’s, por exemplo, (possuem 18 mil restaurantes em mais de 105 países). Corporações como essa exercem um importante papel na economia mundial.
-Outro exemplo é a ford uma produtora de automóveis estadunidense, uma das maiores do mundo.
- A Microsoft uma empresa de informática e tecnologia fundada nos Estados Unidos
-Nestlé S.A. (Société des Produits Nestlé S.A.) é uma empresa suíça produtora de alimentos. Que opera em 83 países dos cinco continentes.
-Coca-Cola é a marca de um refrigerante com sabor de noz-de-cola que comercializa em mais de 200 países.
Como se pode perceber, a globalização também é marcada pela expansão mundial das grandes