Papel da célula
Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células. A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que ela é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo como nutrição, produção de energia e reprodução. Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida. Será apresentado neste trabalho, o desenvolvimento dessa manutenção baseando-se no estudo das células.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS E SUAS FUNÇÕES
Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante. Na composição química das células dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substâncias: as substâncias orgânicas e as substâncias inorgânicas.
São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas. E são classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. Vejamos os conceitos de cada um abaixo:
SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS
Carboidratos ou Glicídios ou Açúcares: são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos. Se dividem em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Lipídios: apresentam diversas funções orgânicas como reserva energética e isolante