Paolo Uccello
A Batalha de San Romano é um conjunto de três pinturas do pintor florentino Paolo Uccello retratando acontecimentos que tiveram lugar na batalha de San Romano entre as forças de Florença e de Siena em 1432.
São pinturas importantes revelando o desenvolvimento da perspectiva linear no início da pintura no Renascimento italiano. São em têmpera de ovo sobre painéis de madeira, cada uma com 3 metros de comprimento.
De acordo com o National Gallery1 , os painéis foram encomendados por um membro da família de Bartolini Salimbeni em Florença entre 1435 e 1460.
As pinturas foram muito admiradas no século XIV. Lorenzo de Médici, ganancioso, comprou um e forçou a ida dos outros dois para o Palazzo Medici. Presentemente estão divididos entre três colecções, a National Gallery, de Londres, a Galleria degli Uffizi e no Museu do Louvre, Paris.
As três pinturas (da esquerda para a direita) são:
Niccolò Mauruzi da Tolentino na Batalha de San Romano (provavelmente cerca de 1438-1440), têmpera de ovo com óleo de noz e óleo de linhaça sobre álamo, 182 × 320 cm, National Gallery, Londres.
Niccolò Mauruzi da Tolentino defronta Bernardino della Ciarda na Batalha de San Romano (data incerta, cerca de 1435-1455), têmpera sobre madeira, 182 x 320 cm, Galleria degli Uffizi, Florença.
O Contra-Ataque de Michelotto da Cotignola na Batalha de San Romano (cerca de 1455), painel de madeira, 182 × 317 cm, Museu do Louvre, Paris.
O painel do Uffizi provavelmente foi projectado para ser a pintura central do tríptico, e é o único assinado pelo artista. A sequência mais amplamente aceite entre os historiadores de arte é: Londres, Uffizi, Louvre, embora outros tenham sido propostos. Elas podem representar diferentes momentos do dia: amanhecer (Londres), meio-dia (Uffizi) e ao anoitecer (Paris) - A batalha durou oito horas.
Na pintura de Londres, Niccolò da Tolentino, com seu ouro e grandes chapéus estampados de vermelho, é visto levando a cavalaria