Pao de açucar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO........................................................................................................19
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................20
INTRODUÇÃO
Para sobreviver e se desenvolver no mercado em que atua, toda empresa necessita traçar estratégias para enfrentar a competição. Para tanto, Porter (1985) sugere que a empresa adote estratégias através das quais consiga se diferenciar da concorrência e possa ser identificada como singular, pois isso possibilita que ela conquiste vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
As vantagens competitivas podem ser obtidas nas atividades executadas pela empresa, desde o projeto do produto ou do serviço até a execução e entrega ao consumidor.
Ela surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo material. Porter (1985) sugere ainda mais duas estratégias que podem gerar vantagens competitivas, além da diferenciação: liderança em custo e enfoque e cabe a cada empresa decidir quais estratégias adotadas.
Os varejistas, tradicionalmente, revendem produtos que levam a marca de seus fabricantes, como apontaram Nishikawa & Perrin (2005). Nos últimos anos, os varejistas têm adotado com intensidade crescente a estratégia de Marcas Próprias, através da qual, o varejista vende produtos fabricados por terceiros, mas que levam uma marca de uso exclusivo do varejista.
As Marcas Próprias têm tido crescente importância no conjunto de estratégias de marketing dos supermercados, pois elas aumentam a posição competitiva da organização varejista em relação aos atacadistas,