pantanal
Pantanal
O pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.
Um dos maiores complexos de pântanos do mundo, é internacionalmente conhecida pela sua diversidade zoológica: aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos e peixes.
No período da seca, os rios secam e sobra o barro, de onde veio o nome "Pantanal".
É considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O Pantanal é um ecossistema com 138.183 km² em território brasileiro , tem 65% de seu território no noroeste do estado de MATO GROSSO DO SUL e 35% ao sul de MATO GROSSO.
Clima:
O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.
Fauna:
São aproximadamente 280 especies de peixes, 90 de mamíferos, 600 de aves e 50 de répteis. Já foram catalogadas mais de 1.100 espécies de borboletas. A Arara Azul grande é umas das espécies de aves do Pantanal, considerada em extinção. Há ainda tuiuiús, a ave símbolo do Pantanal.
Imagem de um tuiuiú.
Flora:
A vegetação pantaneira é uma composição de três regiões distintas: amazônica, cerrado e chaco (paraguaio e boliviano), durante a seca, os campos se tornam amarelados e não raro a temperatura desce a níveis abaixo de 0 ºC, influenciada pelos ventos que chegam do sul do continente.
A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude, nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado — a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal, a vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas intermediárias.
Zona dos Cocais