Panfleto
PROF : MARCOS VINÍCIUS
COMPONENTES:
ELONEIDE MARIA PINHEIRO
IZABEL PRISCILA COSTA MOURA DA SILVA
MAHILDE NADYELLY CASTRO DA COSTA
VITÓRIA REGINA PRAXEDES FERNANDES
“Os grandes escritores têm a sua língua, os medíocres, a sua gramática.”
―José Lins do Rego
“Se chove, tenho saudades do sol, se faz calor, tenho saudades da chuva.”
―José Lins do Rego
REFERENCIAS:
http://kdfrases.com/autor/jos%C3%A9-lins-do-rego acesso 25-02-2014/19h. http://www.youtube.com/watch?v=Nib6FLH546w acesso 25-02-2014/19h30min.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
I SEMINÁRIO DE LITERATURA BRASILEIRA III
27 DE FEVEREIRO DE 2014
MOSSORÓ / RN
I SEMINÁRIO DE
LITERATURA BRASILEIRA III
AUTOR: JOSÉ LINS DO REGO
PERÍODO: 27/02/2014
LOCAL: Sala de Aula (FALA) – Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN / Mossoró - RN
APRESENTAÇÃO:
Menino de Engenho conta a história de Carlos, um menino órfão, que aos quatro anos de idade perde a mãe assassinada pelo pai, devido a uma loucura incontrolável. Mediante esta situação, Carlinhos é levado pelo tio Juca ao engenho do avô materno José Paulino – o Santa Rosa.
No engenho, Carlos conhece tia Maria, moça de coração bom, generosa e atenciosa que procura suprir com amor a ausência da mãe de Carlos. Além de tia Maria, ele conhece também a tia Sinhazinha, uma mulher velha, com aproximadamente sessenta anos e que implicava com tudo. Todos os empregados da casa tinham que cumprir suas ordens e respeitar suas crueldades.
Longe dos olhos de tia Maria e na companhia dos primos, carlinhos conhece um mundo cheio de aventuras, desigualdades sociais vividas pelos empregados do engenho, promiscuidade e desrespeito sexual. E foi neste ambiente desprovido de cuidados e atenção, que carlinhos começa muito cedo sua vida amorosa, se apaixonando pela sua primeira professora, que logo foi substituída pelas primas.
Fascinado