Pandemias do séc.xx e xxi

350 palavras 2 páginas
A mais grave de todas as pandemias foi a gripe Espanhola, em 1918, que em estimativas oficiais, matou cerca de 20 milhões de pessoas extra-oficialmente, acredita-se que tenha sido o dobro desse número.Cerca de 50% da população foi atingida, sendo que 255 tiveram infecção clínica.
No mundo da medicina, a gripe Espanhola traz comentários como “ o maior holocausto’ médico já visto.
A segunda pandemia foi a gripe Asiática, aconteceu nos anos de 1957-1958, provocada por um vírus influenza H2N2, que circulou nos 10 anos seguintes e depois desapareceu.Em dez meses atingiu todo o planeta infectando 25-30% da população mundial e originando 1,5 à 2 milhões de mortes, esta gripe chegou a Portugal através de passageiros do navio Moçambique proveniente da África e atingiu o seu pico no mês de setembro.
Onze anos se passaram 1968-1969, surgiu uma terceira pandemia gripal, a gripe Hong Kong provocada pó um novo vírus, o H3N2 que duraram 18 meses e no fim o número de mortos rondava um milhão dos quais oito mil no nosso país.
Já em 2009 confirmaria uma pandemia gripal provocada pelo vírus influenza A H1N1 se deveu a uma menor agressividade de ambos os vírus.
A diferença entre as pandemias do século xx e as pandemias do século xxI aconteceu que houve melhoria das condições sócio sanitárias da maioria da população mundial e a melhoria dos cuidados médicos, quer preventivos ( vacinas, disponível desde 1946) quer terapêuticos ( antibióticos e suporte avançado de vida). Populações melhor nutridas, com boas condições sanitárias, vacinadas e com acesso a bons cuidados de saúde constituem-se como um terreno menos propício a disseminação dos vírus influenza.
Esses comportamentos é que determinam a epidemiologia da doença.Os órgãos técnicos desde a OMS, passando pelo Ministério da Saúde até as secretarias de saúde dos estados e municípios, seguem esses comportamentos para ditar as normas de prevenção, tratamento e controle.A eles devemos dar crédito e seguir suas orientações.cada um,

Relacionados