paloma perez
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Paloma Perez Dias
Avaliação de empresa baseada no Goodwill
Lauro de Freitas/BA
2012.2
Avaliação de empresas baseada no Goodwill
O goodwill representa os ativos intangíveis da empresa adicionando valor de uma empresa comparativamente a outras do mesmo segmento de atividades, como por exemplo, carteira de clientes, liderança e competitividade de mercado adquirida, marcas, patentes, capital intelectual, etc.
Devido a sua subjetividade há uma grande dificuldade em mensurar esse modelo que possui uma abordagem mista, avaliando estaticamente os ativos e procurando quantificar o valor que a empresa poderá gerar no futuro.
Hendriksen e Van Breda (1999), ao tratarem da mensuração do goodwill consideram que:
Goodwill é o mais importante ativo intangível na maioria das empresas. Frequentemente, é o ativo de tratamento mais complexo porque carece de muitas das características associadas a ativos, tais como identificabilidade e separabilidade. Em consequência, sua mensuração tem recebido atenção especial.
De acordo com as normas brasileiras o goodwill é denominado de ágio que se baseia na diferença entre o valor de mercado dos ativos e passivos da investida e o seu valor contábil. O ágio com a expectativa de lucros futuros deve ser evidenciado em conta contábil no grupo de investimentos, enquanto que o ágio fundamentado em diferença de valor de mercado deve ser ajustado nos ativos e passivos que lhe deram origem.
O goodwill é conhecido pela sua complexidade. Muito se discute se ele dever ser contabilizado ou amortizado. Uma de suas características é a capacidade de obter taxas de retorno superiores ás de mercado o que gera superlucros. As normas internacionais e norte-americanas definem esse modelo como a diferença entre o valor pago e o valor justo dos ativos líquidos adquiridos, ou seja, é realizado o