abrante
Mestrado Integrado em Arquitetura
5º Ano Semestre 9
Metodologias da investigação
Fabiola Jennings
2010110036
“Proposta: Prova Final de Curso”
Índice
Abordagem de conteúdos metodológicos da investigação, em termos de dissertação.
Definição da problemática.
Justificação e pertinência do trabalho.
Enquadramento temático e estudos realizados.
Motivação pessoal para o tema.
Objectivo do trabalho.
Enquadramento metodológico.
Programa e planificação do trabalho.
Técnicas de recolha de informação.
Hipoteses.
Fonte de pesquisas e referencias bibliográficas.
Abordagem de conteúdos metodológicos da investigação, em termos de dissertação.
No âmbito da cadeira de Metodologias da investigação, foi-nos proposto a realização de um trabalho que consiste no desenvolvimento teórico de uma proposta que se pretende desenvolver como prova final de curso.
A proposta consiste na reabilitação de um hotel “Humboldt” dos anos 50, situado no ponto mais alto da montanha Avila em Caracas, Venezuela. Pretende-se assim perceber aquilo que existe e transforma-lo de maneira a que o mesmo cumpra as exigências que hoje em dia são precisas num hotel.
A épica do Hotel Humboldt forma parte da turbulenta historia da Venezuela, a qual se desenvolveu a meados dos anos 20, durante a dictadura do militar Marcos Perez Jimenez.
Nestes anos Caracas se mostrava ao mundo como uma das cidades mais atrativas e com maior futuro do continente. O seu rápido crescimento e desenvolvimento arquitectónico, estava a converti-la num espaço único e capaz de se ver a si própria como um laboratório de modernidade em curso.
Esse momento histórico teve como protagonista a uma geração de arquitectos e engenheiros técnicos formados na Universidade Central da Venezuela e nos mais prestigiosos centros de estudo dos