Palografico apostila primeira parte
Avalia o rendimento profissional, e a quantidade de trabalho que o examinando é capaz de realizar. Tanto em termos profissionais quanto em outros tipos de atividades. Medida pelo numero total de palos.
- Inferior ou lento (abaixo de 321): Apresenta rendimento no trabalho muito abaixo da média, com capacidade de produção deficiente em relação à média.
- Médio inferior, ou baixa (entre 321 e 468): relaciona-se ao rendimento abaixo da media no trabalho.
- Media (entre 469 e 734): Reflete rendimento médio no trabalho
- Media Superior ou Alta (entre 735 e 1038): Revela rendimento no trabalho acima da media
- Superior ou Muito Alta (acima de 1039): Indica rendimento superior no trabalho, capacidade de produzir muito acima da media.
Rapidez/Velocidade
A velocidade esta ligada ao tempo habitual de reação, a rapidez com que são realizadas as tarefas, quer sejam elas intelectuais ou mentais. A rapidez do grafismo revela à vivacidade dos processos motores, psíquicos e mentais, bem como a atividade, a prontidão da compreensão, da assimilação, e da decisão. Em geral os sinais de rapidez são paralelos ao nível de inteligência.
- Palos Retardados (inferior a 321) Revela vacilação, insegurança, fadiga, abatimento moral, preguiça, depressão, intoxicação (alcoolismo, etc). Caracteriza Inteligência rebaixada, torpeza de idéias, dificuldade para compreensão.
- Palos Pausados (321 a 468) Inteligência de nível mediano, observadora e reflexiva que não se limita apenas a recolher dados e classificá-los. Pouca criatividade e originalidade de pensamento. Lentos no agir. Sentimento constante; busca coesão entre os interesses materiais e afetivos. Natureza serena.
- Palos Moderados (469 a 734) Inteligência acima do nível médio, capacidade de imaginação do tipo realista e apoiada em fatos concretos. Boa memória e juízo sensato. Capacidade para levar a cabo tarefas já dimensionadas e de profundidade, de resolver problemas que estão a sua frente.
- Palos Rápidos