Palhetas do Delphi
Programação Orientada a Objeto – POO
Professor: Michel
Alunos: Claudiane Souza Reducine Elvis Roberto da Silva Silvania de Sousa Francisco
Ji-Paraná/RO
01/2014
DATA ACCESS
Através dessa paleta o programador encontrará recursos para conexão com
Banco de dados e controles de exibição de dados.
Componentes da paleta DATA ACCESS
DataSource
Table
Query
StoredProc
Database
Session
BatchMove
UpdateSQL
DATA SOURCE – Liga os componentes de acesso a dados aos componentes de visualização de dados.
TABLE
O componente Table especifica o banco de dados ou tabela a ser acessada, Entre as propriedades mais importantes temos:
DatabaseName: Para arquivos Dbase ou Paradox, especifica o caminho do banco de dados a ser acessado. Para outros bancos de dados, especifica o nome do banco de dados a ser acessado, ou alias (apelido) para este, criando no utilitário de administração do BDE.
TableName: Para arquivos Dbase ou Paradox, especifica o banco de dados a ser acessado. Para outros bancos de dados, especifica a tabela do banco de dados a ser acessada.
IndexName: Especifica o índice a ser utilizado com a tabela. Para utilizar o índice primário do Paradox, deixe esta propriedade em branco.
Active: Se for igual à true, torna a tabela ativa, mostrando os dados nos componentes de visualização ainda no projeto. Se for igual à false, desativa a tabela e os ados não são mostrados nem durante a execução da aplicação.
A QUERY
O componente Query cria um conjunto de dados (dataset) usando comandos SQL, ou seja, cria uma pesquisa relacionada a determinada tabela. Ao contrário do componente TABLE, o componente Query não usa a propriedade TableName para especificar a tabela do banco de dados a ser acessada. Esta tabela é especificada através da propriedade SQL, entre as propriedades mais importantes do componente Query, temos: