Paletização
A palavra automation foi inventada pelo marketing da industria de equipamentos na década de 1960.
O neologismo, sem duvida sonoro, buscava enfatizar a participação do computador no controle automático industrial.
CONCEITO
Entende-se por automação qualquer sistema apoiado em computadores, que substitua o trabalho humano em favor da segurança das pessoas, da qualidade dos produtos, da rapidez da produção ou da redução dos custos, assim aperfeiçoando os complexos objetivos das industrias e dos serviços.
Ex: Automação da mineração, da manufatura metálica, dos grandes processos químicos contínuos, automação bancária, metroviária, aeroportuária.
A automação em si não é somente reduzir custos de produção, ela decorre mais de necessidades tais como maior nível de qualidade, expressa por especificações numéricas de tolerância, maior flexibilidade de modelos para o mercado, maior segurança publica e dos operários, menores perdas de materiais e de energia, mais disponibilidade e qualidade da informação e do processo e melhor planejamento e controle da produção.
A automação envolve a implantação de sistemas interligados e assistidos por redes de comunicação, compreendendo sistemas supervisores e interfaces homem-máquinas que possam auxiliar os operadores no exercício da supervisão e da análise dos problemas que porventura venham a ocorrer.
É de extraordinária importância os controladores lógicos programáveis (CLPs), que tornam a automação industrial uma realidade anipresente , ou seja, estar em diferentes lugares ao mesmo tempo.
A PIRÂMIDE DA AUTOMAÇÃO
A automação industrial exige a realização de muitas funções. A figura 1 representa a pirâmide de automação, com os diferentes níveis de automação encontrados em uma industria. Na base da pirâmide está o controlador programável, onde estão os sistemas e processos produtivos. E no topo da pirâmide, a característica marcante é a informatização ligada ao setor corporativo da empresa. Figura 1 -