Paletes e tratamentos fitossanitarios
Através do presente trabalho iremos especificar o que é um palete e quais as suas principais utilizações dentro de todo o processo de importação e exportação, assim como mostraremos um dos principais problemas que interferem na qualidade do serviço prestado com esse tipo de material e apresentaremos soluções para o problema . Os paletes são um instrumento essencial no transporte de mercadorias dentro de todo processo logístico da empresa, com isso estas devem adequar-se as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que através da NIMF 15 regulamentariza o Processo Fitossanitário. O processo fitossanitário tem como objetivo principal a eliminação das pragas que atingem a madeira, visando proteger os produtos que são transportados. Essa norma é exigida tanto na importação como na exportação cabendo a cada país a averiguação e o acompanhamento para que essas exigências sejam cumpridas . Uma das soluções apresentadas para diminuir o custo com as empresas que atuam com o processo fitossanitário é a implantação cada vez maior de produtos ecologicamente corretos ex: a madeira plástica, pois contribuem com o meio ambiente evitando o corte excessivo de árvores .
1 PALETES
1 DESCRIÇÃO
Palete é uma plataforma disposta horizontalmente, para carregamento, constituídas por vigas ou blocos com faces sobre apoios, cuja configuração é compatível com a utilização de empilhadeira, carrinhos porta-paletes ou outros sistemas de movimentação e que permita o arranjo a agrupamento de materiais, possibilitando a movimentação, estocagem e transporte como uma única carga.
2 CARACTERÍSTICAS E TIPOS
Quanto ao uso: Palete cativo – no qual o ciclo de uso está nos limites da empresa; Palete reusável – destinado ao uso em múltiplos ciclos; Palete reversível – Apresentando a plataforma superior e inferior capaz de suportar