Palestra
PSICOLOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA E CAMPOS DE ATUAÇÃO
2° semestre 2013
Memória viva da Psicologia em Minas Gerais
Relatório referente à palestra dada pela Prof° Adélia Mariana Ruas Teixeira
INTRODUÇÃO
Este relatório objetiva relatar a palestra dada pela professora Adélia Mariana Ruas Teixeira, que trabalhou 40 anos no setor de Psicologia da UFMG, aos estudantes da disciplina Psicologia no Brasil: História e Campos de Atuação. A participação da professora ocorreu no dia 20 de setembro de 2013, no horário destinado à aula da referida disciplina.
A palestra buscou apresentar um pouco da história do curso e do departamento de Psicologia a partir do posicionamento de Adélia.
A referida professora concluiu o ensino médio em escola pública e, posteriormente, prestou vestibular para o curso de Psicologia, uma vez que vivenciou alguns conflitos familiares e desejava entendê-los e resolvê-los, utilizando-se dos saberes do curso para ter uma boa relação com os filhos, caso tivesse. O primeiro ano do curso deu-se na Pontífica Universidade Católica e, logo depois, Adélia mudou-se para a UFMG. Lá formou-se em Psicologia e posteriormente tornou-se doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1983). Trabalhou com ensino, ensino programado e tecnologia de ensino individualizado.
A PALESTRA
Adélia Teixeira liderou movimentos no departamento de Psicologia da UFMG no contexto da ditadura, na década de 60. Houve, nessa época, uma reforma universitária que decidiria a posição do curso de Psicologia: se iria para a área de Ciências Biológicas, ficaria na área de Ciências Humanas ou se tornaria um curso independente e com prédio próprio. Mas devido a interesses políticos, o curso continuou vinculado à FAFICH. A consequência disso seria, segundo Adélia, a estagnação e o não crescimento do curso de Psicologia.
Mesmo sendo contrária à permanência do curso na FAFICH, a professora de linha