Palestra a respeito dos direitos Humanos
TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS
Os direitos humanos nascem quando devem e podem nascer. Como realça Norberto Bobbio, os direitos humanos não nascem todos de uma vez e nem de uma vez por todas. A concepção que a professora trata é fruto do movimento de internacionalização dos direitos humanos, que constitui um movimento extremamente recente na história, surgiram principalmente após a segunda guerra mundial, com os campos de concentração, como resposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo. Essa resposta veio principalmente com a Declaração Universal de 1948 e reiterada pela Declaração de Direitos Humanos de Viena de 1993.
Esse senário de pós-guerra busca a reconstrução dos direitos humanos com um mínimo ético cristalino, proteção e prevenção contra o sofrimento humano, busca incessantes pelo direito e luta pelo direito a ter direito.
A palestrante ressalta a importância de toda pessoas enxergar a outra como igual, ela destaca que a América Latina é o lugar mais violento e desigual do mundo e indaga quem tem direito, e porque direitos?
Nesse novo paradigma jurídico é importante um misto tradicional com tratados humanos, o Brasil deixou 30 anos de jurisprudência e diz que é preciso avançar, o supremo tribunal brasileiro vislumbra uma nova característica jurídica.
Por fim a Dra finaliza a palestra mostrando como os parâmetros tradicionais estão sendo abertos a novas tendências, e ressaltando a importância dos direitos humanos, como eles impactam todas as áreas do conhecimento.
UNIVERSIDADE VILA VELHA - UVV
PAULO AMANCIO MILAGRE
RELATORIO PALESTRA PROFA. DRA. FLÁVIA PIOVESAN
VILA VELHA/ES
2012
PAULO AMANCIO MILAGRE
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia Geral, do 1º período do Curso de Direito da Universidade Vila Velha, sob a orientação da Professora Maria Angela, como requisito obrigatório para obtenção