Palestra sobre o perdão
1. SIGNIFICADO DA PALAVRA “PERDÃO”, DO LATIM PERDONARE = PER + DONARE,
PER SIGNIFICA PLENITUDE E DONANE CEDER, DAR, CONCEDER, REMIR.
2. CONCEITOS DE PERDÃO ATRAVÉS DO TEMPO
TRIBOS AFRICANAS: A PAZ só é alcançada pelo perdão, porém, não é necessário o arrependimento do agressor.
ANTIGUIDADE CLÁSSICA: Os Gregos e Romanos não assumiam a culpa por seus erros, que eram atribuídos aos caprichos dos deuses.
BUDISMO: A Raiva e o Ressentimento são ilusões, que devem ser dissipadas com a meditação.
VELHO TESTAMENTO: No pedido de perdão não era assumida a culpa, apenas para escapar da punição.
NOVO TESTAMENTO: Jesus manda perdoar e pedir perdão a Deus, que arbitra se concede ou não essa dádiva.
ISLAMISMO: A reconciliação é desejável, mas não necessária. Quem perdoa o outro o faz apenas para obter o perdão por seus pecados junto a Alá.
IDADE MÉDIA: no século VI, os hereges eram perdoados pelas suas conversões. Na Era Medieval, a mendicância e a autoflagelação eram os únicos caminhos para receber o perdão divino. As dívidas e ofensas eram perdoadas, mas não incluía o arrependimento.
A Igreja Católica comercializava as indulgências, como uma espécie de perdão, vendidas pelos bispos e papas.
CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS: ASTECAS; se uma pessoa confessasse seus crimes, seria perdoada, mas só podia acontecer uma vez. MAIAS; perdão coletivo, o arrependido se ajoelhava diante do ofendido de pé.
ILUMINISMO: O sentido moderno do perdão baseia-se nas reflexões éticas, transferindo do plano divino para o humano a virtude do perdão. Entendimento entre as pessoas, no qual o remorso, o arrependimento e a mudança interior seriam julgados pelo ofendido e não por Deus.
ESPIRITISMO: Perdoar sem guardar mágoa ou ressentimento, ver o próximo imperfeito como nós, orar a Deus pelo ofensor. Porém, o arrependimento, mesmo com o perdão do ofendido,