PALESTRA QUINTA GESTANTES
PSICOLÓGICOS DA
GRAVIDEZ
Recebendo a notícia
Planejado ou não planejado
Reação do pai, dos filhos e da família
Planos e sonhos interrompidos
Estou Grávida e agora?
Você percebe que a menstruação está atrasada, faz o teste e... está grávida!
E agora, o que fazer?
A primeira providência é procurar o obstetra e iniciar seu pré-natal.
O aspecto psicológico sofre mudanças.
Uma mulher pode vivenciar de maneiras distintas a gravidez durante sua vida.
Esta experiência se modifica dependendo da relação com a família, companheiro, objetivos e atividades sociais, outros filhos, etc.
Torna-se mais sensível e emotiva, experimentando sentimentos e sensações novas, chorando e rindo com mais facilidade.
Primeiro trimestre
Com a falta da menstruação inicia um processo de ansiedade, de dúvida ou negação mesmo depois da confirmação médica, trazendo uma variedade de sentimentos de alegria, apreensão, irrealidade e às vezes total rejeição.
Excesso de sono, pode ocorrer para que o organismo se prepare para as tensões fisiológicas adicionais Os sintomas de náuseas e vômitos correspondem tanto a mudanças hormonais como a influência de fatores psicológicos
O aumento da sensibilidade na área do olfato, paladar e audição e o aumento da irritabilidade na área emocional está ligado as oscilações de humor que tem origem nas alterações do metabolismo e em grande parte, no esforço adaptativo da nova realidade de vida.
A Importância do
Vínculo Mamãe-Bebê no Desenvolvimento Infan til Ainda dentro do útero, muito antes do nascimento, inicia-se a formação do vínculo entre a mamãe e seu bebê. O vínculo é de importância vital para o feto, pois ele necessita sentir-se desejado e amado para se desenvolver de forma plena e saudável.
A formação do vínculo acontece de forma gradual, não é automática e nem imediata. É importante que a nova mamãe permita que se instaure uma relação afetiva com seu bebê, propriciando a
Ao nascer, o bebê se encontra em um