palestra negros
Palestra: Educação e as questões étnico-raciais negro-brasileiras
Palestrante: Dr. Jorge Manoel Adão
Doutor em Educação
Abertura
Com músicas homenagem aos professores, grupo sertanejo, poema com Sr. Ostecrino Lacerda: Descontração, poemas,animados, diversificação muito legal. Apresentação do Corpo Docente.
Palestrante inicia falando da polêmica em que envolve vários problemas não só da questão sobre étnico-raciais negro-brasileiras como a desigualdade social a várias outras diversidades de problemas como um toda da sociedade brasileira é muita complexa é não podemos dizer que tem só existe problema tem outras diversidades, falou também da consciência negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003.
Trajetória do Movimento Negro-Brasileira
Apartir do Século XV, o negro africano e seus descentes iniciam um intenso processo diaspórico .
Sistema escravista negro-africano
Métodos
. Proibição do uso da língua, Nascedouro do Movimento Negro brasileira
Trajetória histórica do Movimento Negro Brasileiro: Consenso defini-la em três fases: . .Abolição
. Pré-abolição
. Pós-abolição
.Atualmente
O que constitui o Movimento Negro? Grupos e entidades que articulam a cultura negra.
O movimento desde o princípio em si foram grandes lutas para a liberdade os negros foram escravizados é não tinha acesso a educação formal eram presos é forçados a serviços domésticos suas fulgas é rebeliões eram meio de dizerem que queriam liberdade, liberdade para viver livre liberdade de expressão liberdade de movimento enfim o que o palestrante deixou claro é que o negro sofreu vários processos até se libertaram definitivamente ou seja este movimento ainda é importante todos devemos lutar por algo a ainda uma grande resistência por isso hoje a várias formas de movimentos de negros, indígenas afro descendentes é