Palestina X Israel
SOCIOLOGIA
MARINA MAIA DE SOUZA
N° 18
3° C
PROFESSOR TELMO
Israel
Apesar da palavra “Israel” só ter começado ser usada após a fundação do Estado de Israel. O registro histórico mais antigo da palavra "Israel" é de aproximadamente 3.200 anos atrás, e se refere a uma Estrela egípcia, que foi documentada durante uma campanha militar em Canaã...
A versão mais conhecida sobre a origem da palavra “Israel” é a do Gênesis 32.28, onde “Israel” seria o nome que o Deus Javé teria dado ao idoso Jacó, quando Jacó lutou a noite inteira contra um anjo:
"E então disse Deus, Não te chamarás mais Jacó, mas sim, Yis-ra'el" [...]
Pois para convencer que o patriarca Jacó interagia com o Deus dos hebreus, a Bíblica relata que, o nome “Israel” significa “Aquele que luta com Deus”, o Contendedor ou o Perseverador.
Outra versão para o nome “ISRAEL” seria o acróstico onde a primeira letra do nome dos 5 patriarcas hebreus: I=ISAAC, S= SARA, R= RAQUEL, A= ABRAÃO, e L= LEVI foram juntados, e se formou o nome “ISRAEL”.
A Criação do Estado de Israel
Em 1947, a ONU aprovou o plano de Partilha da Palestina. Com isso, o território palestino foi dividido em dois Estados, um judeu e outro árabe. Em maio de 1948, a criação do Estado de Israel foi oficialmente instituída.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se deparou com as sequelas de anos de crueldade com mais de seis milhões de judeus exterminados nos campos nazistas. Com isso, as organizações voltadas para ajuda humanitária passaram a resgatar os judeus que sobreviveram aos campos de concentração e embarcá-los clandestinamente para a palestina. A Inglaterra tentou de todas as formas barrarem o desembarque dos refugiados, lembrando que a Palestina era concessão britânica.
Em 1947, em assembléia realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi deliberada a divisão da Palestina em dois Estados, o Estado Judeu e o Estado Árabe. Em maio de 1948,