Paleontologia de répteis
Aluna: Flávia Moraes de Oliveira
Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura
Disciplina: Paleontologia
FILO
CHORDATA
CLASSE
REPTILIA
Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados à vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquáticos. RÉPTEIS - Compreendem duas da três linhagens de vertebrados amnióticos descendentes de anfíbios: Anapsida: originou alguns répteis atuais
Sinapsida: originou os mamíferos atuais
Diapsida: originou a maioria dos répteis e todas as aves atuais
LINHAGENS
Anapsida: Tartarugas
Diapsida: Lagartos, cobras e crocodilos
* Classificação feita de acordo com o número de aberturas temporais. AVES SÃO
RÉPTEIS?
Em 1735, Carolus Linnaeus, lançou um trabalho entitulado “Systema naturae”, no qual ele propunha o agrupamento dos seres vivos de acordo com suas características como a morfologia externa. Por conta disso, “répteis” e aves ficaram em grupos separados, por serem – a princípio – visualmente bem diferentes. Cladograma filogenético mostrando a posição das aves fora de reptília.
Hoje, depois de muitos estudos, de acordo com a classificação filogenética, tartarugas (e seus similares), crocodilos, lagartos, dinossauros (e seus similares), serpentes e as Aves(!) compartilham o mesmo ancestral basal em comum: Reptilia!
Fóssil do período Jurássico - Archaepteryx lithographica é considerado uma das provas de que as aves evoluíram dos répteis devidos as características semelhantes ao mesmo.
A Classe dos Répteis compreende as seguintes
Ordens:
Rinocéfalos
Quelônios
Squamata (Escamados)
Crocodilianos
Rinocéfalos: répteis primitivos e em extinção. Exemplo: tuatara (Nova Zelândia).
Quelônios: