palanejamento estratégico
Etapas práticas para alcançar melhores resultados na sua organização, de acordo com o diretor de planejamento e gestão da Acesso Digital
Paulo Roberto de Alencastro Jr, administradores.com, 24 de setembro de 2013, às 16h27
Tweet
inCompartilhar40
O planejamento é muito importante para que qualquer companhia, independente do porte ou segmento, cresça de forma contínua e acelerada. E para que o mesmo seja desenvolvido, de maneira prática e eficiente, é necessário que sejam respeitadas algumas etapas.
Primeiramente, a companhia precisa definir a missão e visão. A partir desse passo é que será definido o porquê da existência daquela instituição e o que ela pretende para o futuro. A missão trará o que essa empresa fará ao longo do tempo e como ela irá impactar o mercado, construindo uma marca. A visão dará a perspectiva a longo prazo, indicando aonde a empresa deseja chegar num fututo palpável, porém mais distante. O ideal é pensar em missão e visão para um ciclo de no mínimo cinco anos e no máximo dez, para quem está iniciando o negócio. As companhias mais maduras conseguem se planejar para ciclos maiores.
O próximo passo é definir objetivos tangíveis, e a longo prazo. Normalmente, estes objetivos estão ligados a números como faturamento, market share, área de atuação, entre outros. Este trabalho deverá ser realizado em conjunto com a visão e a missão da companhia, servindo de orientação e motivação, de forma que todos os colaboradores trabalhem em função de tais metas quando olharem para o futuro.
A terceira etapa será a de definição de ciclos menores de planejamento. Depois de estabelecido um período de nove anos, por exemplo, é essencial desdobrar este período em ciclos menores para que seja feito um acompanhamento de macro-indicadores que dirão se a instituição está crescendo conforme o planejado. Para o caso acima, poderiam ser feitos três ciclos de três anos cada, adotando