PAISES COM A NOVA ORTOGRAFIA
Ter, 21 de Agosto de 2007 21:00
Brasil e países que falam a língua portuguesa brevemente terão nova ortografia. As mudanças ortográficas foram decididas num acordo entre os países que têm a língua portuguesa como língua oficial, assinado em 1990. Os estudos e negociações para a mudança foram feitos pela Comissão de Países de Língua Portuguesa, formada pelo Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tome e Príncipe e Timor Leste. O objetivo era padronizar a grafia das palavras em todos os países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. A falta de padronização atrapalha a utilização da língua em eventos internacionais.
O acordo ainda não foi ratificado por todos os países envolvidos. Segundo o acordo, um dos países poderá mudar as normas anteriores quando outros dois países ratificarem a mudança. Até o momento, aderiram à mudança Brasil (desde 2004), Cabo Verde e São Tomé e Príncipe (em 2006).
No Brasil, a mudança poderia ter sido implantada já desde o início deste ano, mas os especialistas acreditam que ela só terá efeito quando chegar às escolas. Para isso, todo o material didático em uso precisa ser mudado: livros, dicionários, material de apoio em geral. O momento preciso em que ocorrerá a publicação de livros didáticos e afins com a nova ortografia ainda não está definido.
Segundo o MEC, as principais mudanças são:
Alfabeto: o alfabeto, que atualmente possui 23 letras, será acrescido de mais três: k, y e w. Trema: o trema será totalmente eliminado das palavras portuguesas ou aportuguesadas, sendo usado apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como por exemplo mülleriano, de Müller.
Hífen: a regra para uso de hífen será simplificada.
Acentuação gráfica: não serão assinaladas com acento gráfico os ditongos ei e oi de palavras paroxítonas, como assembléia, idéia e jibóia.
Acordo Ortográfico
A