Paisagens dors
REGESD – CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL
PROF. DR. BENHUR PINÓS DA COSTA
ACADÊMICOS
EDILENE REGINA FLORENCE DE MORAES
FLAVIO SALDANHA
VIVIANE SILVA DA ROSA
A NATUREZA DO TERRITÓRIO DO RIO GRANDE DO SUL
A Geografia do Rio Grande do Sul ocupa uma área de 282.062 km². Todo o seu território está abaixo do Trópico de Capricórnio. O estado faz parte da região Sul do Brasil. É banhado pelo oceano Atlântico e possui duas das maiores lagoas do Brasil: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, além de possuir uma das maiores lagunas do mundo: a Lagoa dos Patos.
PICO DO MONTE NEGRO, PONTO MAIS ALTO DO RS - PAISAGENS E CENÁRIOS MARAVILHOSOS
PLANALTO MERIDIONAL
O Pico do Monte Negro com 1.403m de altitude é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul.
O Pico fica localizado na borda do canyon de mesmo nome, localizado no 2º Distrito a 45 km da sede de São José dos Ausentes, quase divisa com SC.
No RS as regiões mais altas ficam numa região de planalto, os chamados "campos de cima da serra".
O relevo rio-grandense é caracterizado por coxilhas suaves e vales rasos. Sem transição, as ondulações suaves dão lugar a paredões verticais e rochas basálticas.
Formado a partir de intensas atividades vulcânicas havidas há milhões de anos, sucessivos derrames de lava vieram originar o Planalto Sul brasileiro, coberto por campos limpos, matas de araucárias e inúmeras nascentes de rios cristalinos. Ao leste, este imenso platô é subitamente interrompido por abismos verticais que levam à região litorânea, daí originando-se o nome de Aparados da Serra. Em alguns pontos, decorrentes de desmoronamentos, falhas naturais da rocha e processos de erosão, encontram-se grandiosos cânions.
As temperaturas do estado, em diversas regiões, estão entre as mais baixas do inverno brasileiro, chegando a -6°C em cidades como Bom Jesus, São José dos Ausentes e Vacaria, com geadas freqüentes e ocasional precipitação de