Paineis fotovoltaicos
A energia fotovoltaica (PV) é renovável, tecnologicamente versátil e pode ser usada para quase tudo que necessite de energia eléctrica, desde aplicações pequenas e remotas a grandes centrais de produção de energia eléctrica. De forma sucinta e resumida, células fotovoltaicas são dispositivos que permitem a transformação da energia luminosa proveniente do sol ou de outra fonte de luz em energia eléctrica, podendo funcionar como fontes de energia eléctrica ou como sensores que permitem ler e registar a intensidade luminosa que incide sobre a célula.
Uma só célula fotovoltaica apresenta uma corrente e tensão baixa, assim existe necessidade de serem ligadas várias células, estas podem ser ligadas em série ou em paralelo.
As ligações em série aumentam a tensão disponibilizada, enquanto as ligações em paralelo permitem aumentar a corrente eléctrica.
Silício tipo N – obtém-se com a adição de fosforo
Silício tipo P – obtém-se com a adição de boro
Na zona P-N é criado um campo eléctrico devido aos electrões livres da camada N se alojarem nos espaços vazios da camada P.
Quando a luz incide sobre a célula, os fotões chocam com os electrões livres fornecendo-lhes energia que os torna em condutores, e assim devido ao campo presente em P-N os electrões são orientados e fluem da camada P para a camada N.
Os painéis fotovoltaicos são constituídos por células fotovoltaicas interligadas que transformam os raios solares em energia eléctrica, esta energia é posteriormente armazenada numa bateria para que em dias de menor radiação solar não haja falhas no fornecimento de energia. Alternativamente, a
electricidade