Pagode
É normal os adolescentes também criarem uma certa atração pelo risco, eles gostam de questionar e impor as opiniões que vão quase sempre contra os conceitos dos pais. É diante desse conflito de gerações que acontecem as brigas dentro do âmbito familiar.
Para melhorar a relação é preciso manter um diálogo, ambos os lados devem se respeitar mutuamente. Os adolescentes não podem ofender ou tomar decisões radicais, mas os pais também precisam abandonar a idéia de criarem os filhos dentro de uma “cúpula de cristal”. Para que os jovens conheçam os desafios do mundo e desenvolvam responsabilidades, eles devem viver.
Como educar um filho pré-adolescente
Criar filhos com idades 12 anos tem seus mistérios, mas, com amor e compreensão, você pode tirar essa fase de letra! Veja algumas dicas...
De uma hora pra outra, sua filha, que brincava de boneca, começa a passar batom. Você mal consegue pensar como será comprar para ela o primeiro sutiã. Mas está chegando a hora. Seu menino, que até ontem a idolatrava, hoje já pede que você não o beije na porta da escola. "Será que ele não gosta mais de mim?", pensa. Nada disso. É a pré-adolescência que está chegando. Hoje, essa fase vai de 8 a 12 anos. "As crianças estão mais precoces", afirma a psicóloga Daniela Zanuncini.
Essa fase é de descobertas, curiosidade e muito medo do que vem pela frente. Os pais precisam ter paciência. Fátima Bernardes vem descobrindo com os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, de 12 anos, as delícias de ser mãe de pré-adolescentes. "Eles já dão sinais de que estão crescendo, estão mais vaidosos e as brincadeiras mudaram. Mas a pré-adolescência é uma questão hormonal, e isso ainda não aconteceu. É só olhar e ver que ainda têm corpo de