pagina 24
1) O filosofo assim como cada um de nos, pensa, mas o filosofo adquire conhecimento pela reflexão profunda de cada pensamento. O filosofo por isso é um sábio.
2) Dentro da filosofia de Husserl o conhecimento está condicionado ao mundo da linguagem. Isso quer dizer que, quando eu digo "eu sei", estou dizendo algo que faz sentido apenas dentro do mundo da linguagem. O que eu,enquanto ser humano, julgo saber, é uma verdade apenas para nós, humanos, nesta época e neste lugar. Daqui a cem anos o que hoje pensamos "saber" pode se tornar um "não saber", ou, o que aqui julgamos saberos chineses podem julgar um não saber.
A verdade em si, portanto, não existiria para Husserl .
3) A reflexão filosófica é tida como radical porque procura mostrar os conceitos fundamentaisusados nos diversos campos do pensar e do agir.
4) A) Significa que quanto mais o homem acha que sabe menos ele realmente sabe, Sócrates não indagou só a sua certeza, mas a certeza de todos aoconferir com os que se diziam “sábios” naquela época.
B) O método socrático consiste em levar a pessoa a fazer uma reflexão aprofundada por meio da ironia e da maiêutica, muito utilizados por Sócrates.C) Sócrates, ao dialogar com uma pessoa, a levava a uma profunda reflexão, e os que julgavam saber, ao final dessa reflexão descobriam que não sabiam e ficavam bravos com Sócrates.
6) A críticaque os cartunistas fazem é que pessoas que pensam que a filosofia é uma coisa de vagabundo, que não faz nada, são pessoas sem muito conhecimento para falar disso, como os falsos sábios da época deSócrates.
7) A filosofia, como é tudo, pode se dividir em vários ramos mais específicos, como : a Moral, a Política, da historia, da física, cientifico, técnico e etc.
8) a) O historiador se ocupacom o que ocorreu, de que forma ocorreu e por que ocorreu.
b) O filosofo estuda o modo de pensar e o agir histórico, o que leva ao estudo do historiador, o filosofo quer saber as teorias e... [continua]