Padronizaçao e Titulação
53975240030
Departamento de Química e Bioquímica
Licenciatura em Bioquímica
Fundamentos de Química
Relatório
2º Trabalho
Preparação e Padronização de Soluções
André Gomes nº 46353
Filipa Pires nº 46320
Raquel Ferreira nº 46303
Grupo 4 (PL12)
Outubro de 2014
Objetivo
Preparação de soluções aquosas a partir de sólidos e de líquidos. Determinação da concentração exata de soluções anteriormente preparadas recorrendo a técnicas de volumetria ácido-base que envolvem soluções padrão.
Resumo
Nesta prática laboratorial, começou-se por calcular os valores correspondentes à quantidade de cada reagente, isto é, calculou-se a massa de hidróxido de sódio (NaOH) necessária à preparação da solução pretendida, bem como do volume necessário de ácido sulfúrico (H2SO4) a partir do seu ácido comercial. Foi também calculado o volume necessário da solução anteriormente preparada (H2SO4) de modo a realizar uma diluição da mesma.
Após a preparação das soluções supramencionadas, padronizou-se a solução de NaOH com o hidrogenoftalato de potássio (C8H5KO4), padrão primário, cuja massa (g) e massa molar (M) eram conhecidas. Foram realizados três ensaios deste processo, utilizando-se uma solução alcoólica de fenolftaleína como indicador ácido-base, com a finalidade de determinar a concentração de NaOH.
Por fim, titulou-se duas vezes a solução diluída de H2SO4 com a solução padronizada de hidróxido de sódio, de modo a aferir a concentração do anterior, atingindo-se assim o objetivo da atividade.
Introdução
A realização desta prática experimental foi baseada, essencialmente, em duas técnicas laboratoriais: a PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS COM CONCENTRAÇÃO CONHECIDA ATRAVÉS DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS, e a ANÁLISE VOLUMÉTRICA DE SOLUÇÕES AQUOSAS.
A técnica de análise volumétrica consiste na determinação da quantidade química de uma substância através da medição de um volume. Para tal recorre-se à padronização, cujo fim é determinar a