Padre Antônio Vieira
Padre Antônio Vieira foi como o próprio termo referente a ele já diz, um homem religioso que pregava as suas crenças e a palavra de Deus do modo como achava mais correto. Ele além de todas as coisas ele foi um homem que desfiava o sistema por intermédio de suas obras e com a ajuda da escrita, na qual ele tinha muito talento, tanto que muitas de suas obras ficaram eternizadas na literatura brasileira.
“A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo que ele nos transforma.” (John Ruskin)
Sumário:
Onde nasceu Padre Antônio Vieira? ............................................ pág 01
Como chegou ao Brasil? ......................................... pág 01
Qual foi a maneira que Vieira usou para pregar às massas do século XVII? ................................... pág 01
Para quem Vieira pregava? ............................................. pág 01
Análise sobre o Sermão da Sexagésima ...................... pág 02 Conclusão ................................... pág 03
Bibliografia:Site Wikipédia
Site Mistério das Letras
Onde ele nasceu?
António Vieira (português europeu) ou Antônio Vieira (português brasileiro) (Lisboa, 6 de fevereiro de 1608 — Salvador, 18 de julho de 1697), mais conhecido como Padre António Vieira ou Padre Antônio Vieira, foi um religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus.
Como chegou ao Brasil?
António Vieira chegou à Bahia, onde em 1619 seu pai passou a trabalhar como escrivão no Tribunal da Relação da Bahia, o que motivou a vinda de toda a família. Em 1614, iniciou os primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador, onde, principiando com dificuldades, veio a tornar-se um brilhante aluno. Segundo o próprio, foi a partir de um "estalo" na cabeça que, de súbito, tudo clareou: passou a entender com facilidade e a guardar tudo o que lia na memória. Até hoje muitos se referem a fenômeno semelhante a esse como "o estalo de