Padre Antônio Vieira e seus sermões
Escola Estadual Ayrton Senna
Este trabalho é para obtenção da nota para o terceiro bimestre.
Boa Vista- RR, 02 de outubro de 2013
Introdução
Este trabalho esta sendo exercido para o melhor conhecimento de minha pessoa. A maior parte de minha pesquisa será feita pela internet, onde eu tenho um acesso mais rápido e fácil sobre o assunto. Meu objetivo com este trabalho é sem duvidas adquirir conhecimentos sobre Padre Antonio Vieira e seus sermões que foram muito importantes, e ainda é até hoje para a literatura.
O Padre António Vieira representa – como outros grandes vultos da portugalidade – aquilo que melhor caracteriza os portugueses: mestiçagem, sangue judeu e emigrante, de Portugal para o Brasil.
Escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista, isto é, que privilegia a retórica e o encadeamento lógico de ideias e conceitos. Estão formalmente divididos em três partes: Intróito ou Exórdio, Desenvolvimento ou argumento e Peroração. Espero que este trabalho supere as expectativas.
Desenvolvimento
Padre Antônio Vieira nasceu em 1608, em Lisboa, e representa, sem dúvida, a maior expressão da eloqüência sacra de Portugal e um dos maiores escritores de seu século. Foi para a Bahia, ainda pequeno, onde recebeu ordenação sacerdotal e começou a atuar na Companhia de Jesus, que era um movimento cristão de catequização indígena, que discriminava a escravidão pelos colonos, ao mesmo tempo que também utilizava a mão-de-obra indígena.
Antônio Vieira se destacou por ser um pregador facundo,