Pad - 1
1- (a) A identidade emergente da psicologia contemporânea supera as suas dicotomias epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-se neles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica;
2- (b) As modificações biológicas hereditárias determinam o desenvolvimento sócio-histórico do homem e da humanidade;
3- Tipicamente, historiadores apontam para as escrituras dos antigos Filósofos Gregos, como Sócrates, Platão, e Aristóteles como os primeiros trabalhos significantes e que contem conteúdo relacionado com a psicologia. Os filósofos gregos consideravam importantes perguntas como, por exemplo, o que é livre arbítrio, como a mente trabalha, qual é o relacionamento do indivíduo com sua sociedade. Por centenas de anos, filósofos continuaram a ponderar sobre estas perguntas, e eventualmente, sobre a própria psicologia.
A psicologia evoluiu muito desde seus primórdios, e poder correlacionar sua história com outros grandes eventos da humanidade, nos propicia a oportunidade de um entendimento mais profundo das influências sofrida pela psicologia que tiveram sua etiologia, muitas vezes, em áreas de conhecimento e eventos aparentemente não relacionados.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. A psicologia é uma ciência pois ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências. Ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, as ciências naturais,as ciências cognitivas e as ciências da saúde. O indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia, mesmo estudando grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção.
4- Uma mãe tentando acalmar seu filho:
A mãe serve um copo de água com açúcar e diz:
Toma devagrinho que passa.
Respira fundo.
Uma pessoa vai fazer uma prova e esta com medo de fazê-la:
Não tenha medo, você estudou