Pa fundamentos da educação
Dentre os muitos autores da Psicologia da Educação podemos destacar dois que tiveram grandes influencia e muito contribuíram para o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Jean Piaget e Vygotsky. Ambos interacionistas, ou seja, entendem o processo do desenvolvimento como resultado do indivíduo com o meio social e cultural em que vivem.
A seguir destacaremos os princípios e concepções fundamentais desses autores e suas contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Piaget tem como base o processo de desenvolvimento o construtivismo, surge da interação da pessoa com o meio físico e social, nesse processo interativo ele realiza novas adaptações, que envolve assimilações e adaptações, ou seja, a inteligência é construída a partir da interação, onde o conhecimento resulta da ação do sujeito sobre objetos. Ao mesmo tempo em que constrói o objeto, constrói a si mesmo como sujeito.
Nesse processo o professor exerce um papel fundamental, porque além de apresentar e organizar o conhecimento, também contribui para construção do conhecimento deste. O Conhecimento, não é uma cópia da realidade, nem resultado de olhar e fazer simplesmente uma cópia mental de um objeto, para ele conhecer um objeto é preciso agir sobre ele, modificá-lo, transformá-lo. O conhecimento é construído progressivamente por meio de ações que são interiorizadas e se transformam a partir de experiências anteriores. É ele que fará as intervenções que façam os alunos pensarem sobre suas próprias atividades.
Já Vygotsky ao contrário de Piaget enfoca seu estudo no desenvolvimento das funções psicológico superiores, o que distingue os homens dos animais. O desenvolvimento humano é resultado da influência do meio social e cultural. Desde o momento em que nascemos iniciamos o processo de aprendizagem e esta interiorizada, leva ao conhecimento.
2.1 FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Muitos pensadores contribuíram para