p2 teoria das organizacoes
- Ludwig von Bertalanffy sugeriu que devemos estudar os sistemas globalmente (em seu todo) e não cada elemento separadamente.
- Sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum; logo todas as áreas do conhecimento possuem sistemas. tipos: físicos: máquinas e objetos reais abstratos: idéias, hipóteses, planos e conceitos
- Diferentes setores ao trabalharem em conjunto chegam a um objetivo comum.
- Sistemas abertos: trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente, por meio de entrada e saída
Sistemas fechados: Não recebem inflûencia do ambiente que estão e também não o influenciam. - Modelo de Katz e Kahn : criaram um modelo organizacional aplicando a teoria das organizações. Segundo os criadores, as organizações sociais caracterizam-se como sistemas abertos, uma vez que a organização realiza transações com o meio ao qual esta inserida.
Para eles a organização como sistema aberto caracteriza-se pelos seguintes aspectos: IMPORTAÇÃO
TRANSFORMAÇÃO
EXPORTAÇÃO
NEGENTROPIA
DIFERENCIAÇÃO
EQUINIFINALIDADE
LIMITES OU FRONTEIRAS
Para Katz e Kahn, o conceito de eficiência e eficácia organizacional seria:
A eficiência refere-se a quanto de entrada de uma organização surge como produto e quanto é absorvido pelo sistema.
A eficácia seria a procura da maximização do rendimento para a organização, por meios técnicos e econômicos, e por meios políticos.
críticas: Eles são arriscados do ponto de vista psicológico, pois oferecem poucas certezas Os conflitos de papéis que esse tipo de sistema pode gerar dentro das organizações, dado que os interesses pessoais, grupais e organizacionais muitas vezes não estão aliados.
- Expansionismo ou holística: Focalização do TODO a qual o fenômeno faz parte.
Estão sujeitos um ao outro.- O TODO é maior do que a soma de suas partes.
- Pensamento Sintético: É oposto do pensamento analítico, pois trabalha direto com o todo. Utiliza a função de um fenômeno de um sistema maior para