P1 Geologia e Respostas (Civil - UFSC)
- Limites divergentes – Marcado pela a dorsal meso-oceânica onde as placas tectônicas se afastam uma da outra.
- Limites convergentes – As placas tectônicas colidem, com a mais densa mergulhando sob a outra, gerando uma zona de intenso magmatismo a partir de processos de fusão parcial da crosta que mergulhou. Nestes limites ocorrem fossas e províncias vulcânicas (ex.: placa do pacífico).
- Limites conservativos – Placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relação a outra, sem destruição ou geração de crosta (falhas transcorrente). Exemplos deste tipo é a falha de San Andréas na América do Norte.
- O que é corrente de convecção e como se forma?
Corrente de convecção está relacionada com o fluxo térmico interno da terra. Um exemplo pode ser na dorsal-oceanica. O fluxo de calor emanado na dorsal provocaria a ascensão do material do manto que fica menos denso. Ao atingir a superfície se movimenta lateralmente e o fundo oceânico se afastaria da dorsal. O material que sai pela fenda existente na crista da dorsal forma a nova crosta oceânica.
- Qual a teoria de Alfred Wegener, se foi aceita na comunidade científica e por que não foi comprovada?
Teoria de que os continentes poderiam ter estado juntos e posteriormente teriam sido separados (Pangea). Comprovação das ideias. Não foi aceita por não explicar como e quais forças seriam capazes de mover os inúmeros blocos continentais.
- Segundo a isostasia, por que ainda temos cordilheiras acima do nível do mar?
Mesmo após ter sofrido intemperismo e erosão intensa no decorrer do tempo geológico, a crosta continental situa-se acima do nível do mar devido à isostasia, pois a medida que a erosão remove as camadas superficiais, ocorre lento soerguimento. Portanto, rochas originadas em profundidade maiores acabam atingindo níveis superficiais
- Citar e descrever dois minerais classificados quanto à origem e um exemplo
- Minerais magmáticos→ são aqueles que resultam da